Neste artigo vou contar um pouco sobre minha experiência oferecendo o serviço de impressão 3D em Brasília.

Desde que abrimos a nossa loja a quatro meses, recebemos pedidos dos mais diversos setores do mercado. Atendemos produtoras de eventos, empresas médicas, odontológicas, de engenharia e de arquitetura. Essas empresas normalmente recorrem a impressão 3D para fazer a prototipagem ou para criar um produto único e que só depende da imaginação do projetista.

Para o primeiro caso, as empresas recorrem à impressão 3D para fazer a prototipação de uma maneira rápida, além de testar o seu produto, antes de seguir para um seguinte processo de fabricação como, por exemplo, a injeção plástica. Essas empresas fazem isso porque os custos envolvidos quando se deseja montar uma estrutura de produção para ser competitiva é bem elevado e os erros de projeto devem ser reduzidos ao máximo.

Para você ter uma idéia, a produção das matrizes utilizadas no processo de injeção plástica está na casa dos 5 dígitos. Ou seja, as empresas gastam um pouquinho mais utilizando a impressão 3D para reduzir significativamente os riscos de um projeto grande.

Com a Bee, comecei perceber muito melhor como o mercado funciona e que existem empresas e pessoas especiais. São os agentes capazes de movimentar o mercado e impulsionar o desenvolvimento tecnológico. Nunca na minha vida a frase de Steve Jobs fez mais sentido:

-"The minute that you understand that you can poke life and actually something will, you know if you push in, something will pop out the other side, that you can change it, you can mold it."

Bom, gostaria de contar mais de perto a história de uma das nossas empresas parceiras, a Ladrilharia (se você é arquiteto e está lendo isso, eu acredito que você deveria visitar o site deles).  Eles produzem ladrilhos hidráulicos personalizados utilizando técnicas tradicionais de fabricação. Em uma das etapas da produção dos ladrilhos, uma fôrma é utilizada para separar regiões com diferentes colorações. A criação dessas fôrmas antes era feita totalmente de forma artesanal. Ou seja, a produção dos ladrilhos era limitada pela habilidade do artesão que fabricava as fôrmas. Nossos parceiros, então, optaram por inovar e utilizar a impressão 3D para fabricar essas fôrmas. Agora eles são capazes de produzir rapidamente ladrilhos com desenhos muito mais complexos. A produção não está mais limitada pela habilidade do artesão, e sim pela imaginação do projetista.

Consegue perceber que a impressão 3D é uma nova ferramenta que está disponível? Basta pegar essa ferramenta e utilizar para criar algo novo, melhorar algo velho. Tenho certeza que se você tem uma empresa, a impressão 3D pode ajudar o seu negócio. Você sabe o que é Fabricação Digital? Imagine uma indústria completa, milhares de operários, milhares de máquinas, diversos setores. Agora imagine que essa indústria está atrás da tela do aparelho que você está utilizando para ler esse texto. Muitos produtos já são oferecidos gratuitamente por essa indústria. São produtos que estão no formato digital e que podem ser replicados quando e onde for necessário por máquinas computadorizadas como impressoras 3D.

Vou terminar esse artigo fazendo uma analogia com os livros. Antes as pessoas entendiam como livro um objeto que trazia conhecimento consigo, hoje você entende que um livro é um conjunto de informações e que você pode consumir esse conteúdo através do seu celular, tablet, e-reader ou computador. Está notando que brinquedos, produtos de decoração, ferramentas, arte, etc, não são mais simples objetos, e sim um conjunto de informações que pode ser replicado por máquinas computadorizadas?

 

Artigos relacionados

loader-beeprinted-impressão-3D