Saiba quais são os modelos com o melhor custo benefício no mercado

A pergunta a respeito do preço e outras peculiaridades sobre as impressoras 3D são sem dúvidas o que mais escutamos desde que decidimos montar a empresa há três anos. Pensando em então clarear as ideias de quem tem interesse pelo assunto apresentamos aqui as dicas para quem quer comprar uma impressora e não sabe quais são os quesitos que você deve se atentar.

Modelos

O primeiro passo para quem está iniciando agora no meio da impressão 3D é conhecer as opções disponíveis no mercado. Por conta do preço mais acessível e a facilidade no manuseio desse tipo de máquina, nós listamos apenas as impressoras de FDM, que utilizam os materiais: PLA, ABS e PETG (filamentos de plástico). Entre as mais populares no mercado são:

Creality CR-10:

Disponibiliza um volume máximo de impressão de 30x30x40 cm. Esse modelo é uma ótima opção para quem tem uma pretensão de realizar impressões maiores e com altura elevada

Creality Ender 3:

Ela é a que tem melhor custo benefício, sendo a mais barata no mercado atualmente. O volume de impressão é de 20x20x20 cm.

Anycubic i3 mega

Com uma interface touch ela se destaca por ser de fácil de operar e com um acabamento mais elaborado. Tamanho 11,5x6,5x15,6 cm. 

Geeetech A10:

Quase a irmã gêmea da Creality Ender, só que é de um fabricante diferente. ela possui um kit já pré-montado evitando um processo de montagem da impressora destinado a apertar parafusos da mesa.

Anet A8 kit

Entre as características entre as impressoras de baixo custo ela possui uma montagem mais trabalhosa e uma estrutura menos rígida. Com isso, em  em casos de impressões mais altas que precisarão de uma mesa mais firme ela não é a mais indicada.

Características

Depois de conhecer os modelos mais populares, o próximo passo é se atentar nas características delas para escolher uma ideal aos padrões de trabalho que você irá desempenhar.

Então vale a pena se atentar as dimensões da impressora escolhida, essa informação já citada no tópico anterior, serve para delimitar o tamanho e altura de cada impressão.

Como por exemplo no caso de impressão da Ender (tamanho 20x20x20 cm) os objetos impressos terão altura inferior aos da Cr 10 (tamanho 30x30x40 cm).

Outra propriedade a ser preocupar é a capacidade de precisão, pois é ela que irá definir a qualidade das impressões. Lembrando que esse nível é medido pela altura das camadas impressas que permitem um melhor acabamento no resultado final. Pensando sempre que a alta precisão é sempre estimada a partir de uma distância mínima entre uma camada e outra. 

Os tamanhos de precisão variam 0,06mm a 0,02mm tendo a melhor qualidade. Um exemplo para isso são objetos em miniatura que precisam de uma melhor precisão.  

A rigidez da estrutura também é outro ponto para quem vai comprar uma impressora deve prestar atenção, já que dependendo da opção escolhida isso pode vir a interferir na qualidade, com isso, não irá ter a mesma precisão.

Isso acontece porque uma impressora que possui uma estrutura não muito ajustada pode vir depois de horas de impressão apresentar certas falhas. Pois, a rigidez da estrutura garante um processo mais preciso e isso se reflete na qualidade de impressão e calibração.

Por fim na hora da compra é sempre bom contratar algum suporte oferecido, pensando na possibilidade da assistência técnica futura. Ressaltamos também que nas redes sociais, em fóruns, no Youtube e em diversos sites existem apoio com conteúdo para solucionar diversos problemas que possam vir a ocorrer em uma impressora.

Onde comprar?

Pensando em comprar online, a internet está cheia de ofertas de diferentes sites vendendo impressoras. No nosso caso, sempre investimos em máquinas compradas online, então os as nossas dicas sãos os clássicos Aliexpress.com e Banggood.com.

Apesar da demanda de sites que vendem impressoras sejam grandes, existem lojas físicas que também vendem, sendo a maioria local de venda de materiais de componentes eletrônicos.

Indicamos pesquisar bem os prós e contras em relação ao comprar em uma loja física ou online, nacional ou internacional e os benefícios em relação a cada uma.

Importação x Nacional

Depois de pensar e pensar muito sobre qual a melhor impressora para você é necessário a se atentar algumas questões burocráticas tanto na compra BR ou na gringa.

No caso do Brasil, é necessário sempre comparar todos os valores e nunca se esquecer do valor do frete na conta. Já nas compras importadas se atentar ao cálculo:

Importada: (((Impressora+Frete+Seguro) x Dólar) x 1,6*) +15, 00**  taxa dos correios

*Imposto é de 60%.

Alertamos também de desconfiar dos casos de ofertas com valores muito inferiores ao mercado e sempre buscar avaliações sobre os vendedores. Além de fazer um seguro da impressora na hora da compra.

Por fim, essas são as nossas dicas, uma boa compra e seja bem vindo ao mercado de impressão 3D.

Envie-nos comentários e avaliações sobre o assunto pelo email contato@beeprinted.com.br

Brasiliense, jornalista, especialista em marketing digital e apaixonada por comunicação. Nas horas vagas gosta de escalar.

Artigos relacionados

loader-beeprinted-impressão-3D