Veja o que os nossos concorrentes estão fazendo em relação à impressão 3D

Junho de 2018, não tem como fugir do clima de Copa do Mundo que contagia muita gente mundo afora, assim como nós da equipe da BEEPRINTED. E como estamos trabalhando com os jogos ao fundo e levando a rivalidade a sério (ou nem tanto hehe), resolvemos ver quem é quem é na Copa do Mundo da Impressão 3D. Leia agora um pouco sobre nossos adversários da fase de grupos.

BRASIL x SUÍÇA

Primeiro joguinho nosso na Rússia, rolou um empate resultando em um ponto para ambos os lados, mas será que no duelo da impressão 3D ficamos mesmo no 1x1? Vamos ver!

A Suíça é um país conhecido pelos os chocolates, os relógios, a alta qualidade de vida ofertada, além de seus avanços em pesquisas científicas. E por falar em pesquisas, em 2012, os suíços fizeram um estudo e apresentaram que o número de Nobels de um país pode estar relacionado ao consumo de chocolates. O resultado exemplificou bem o porquê de eles serem tão bem sucedidos nesse meio. Mas ok ok, voltando ao assunto copa...

Quem são eles na copa da impressão?

Nesse campo, o país europeu tem dado chute a gol ao inserir o mercado de fabricação de relógio com a impressão 3D. Deixando o tradicionalismo de lado, a Suíça tem investido fortemente na criação de protótipos utilizando as impressoras de resina (Leia Dez Perguntas e Respostas Sobre Impressão 3D).

Essa inserção já produz dados expressivos, como exemplo, a fabricante inglesa Deloitte, que já possui 64% dos relojoeiros da Suíça recorrendo a essa vertente de criação. Tendo assim, mais da metade da produção com uma diminuição de custos de modelos fabricados à mão.

Fim do primeiro tempo: Suíça 1 x Brasil 0

Todo dia um 7x1? Dessa vez não.

No país do jeitinho, da espontaneidade e de Menino Neymar+MeninoJesus+Coutinho, é claro que na Copa da Impressão o Brasil dá chute a gol, acerta e empata. Sendo assim, não ficamos para trás na fabricação de relógios, isso porque existem pequenos fabricantes brasileiros investindo nesse tipo de produção. No entanto, ainda não existem grandes empresas nesse mercado, então quem se interessar em comprar esse tipo de produto em território nacional pode fazer isso apenas pela internet.

Fim de jogo: Brasil 1 x Suíça 1

BRASIL X COSTA RICA

Segundo duelo, tem sido esperado porque acreditamos ser mais fácil que a Suíça. Porém pode ser mais tenso, já que a Costa Rica mostrou em 2014 que gosta de competir chegando até as quartas de finais dando trabalho por quem passou por ela.

Quem são eles na copa da impressão?

Com a economia da voltada para o turismo, agricultura e exportações de produtos eletrônicos. A Costa Rica tem como um dos aliados a natureza e é com ela em que se destaca na nossa copinha interna. Isso porque em 2015 o país foi notícia nos principais jornais do mundo por conta de uma ação feita para imprimir uma prótese diferenciada. Na época quem foi escolhido para recebê-la foi um tucano macho.

Batizada de Grécia, a ave virou símbolo de campanhas contra os maus tratos a animais, pois teve parte do bico destruído.  Com isso, quatro empresas que trabalham com impressão 3D no país se reuniram para desenvolver uma prótese para a ave.  

Por fim, a conclusão do projeto ajudou a prolongar a vida de Grécia, que passou a viver num zoológico diante da vulnerabilidade após os maus tratos.

Essa história virou um documentário produzido pelo Discovery Chanel.

Fim do primeiro tempo: Costa Rica 1 x Brasil 0

Todo dia um 7x1? Dessa vez não.

Quando o assunto é prótese em animais e para ser mais específico em tucanos o Brasil marca logo três gols seguidos. Isso porque, infelizmente tivemos três situações parecidas com tucanos feridos em nosso país. No entanto, esse tipo de acontecimento nos deu a oportunidade de agir em proteção deles utilizando a impressão 3D como aliada. E os casos brasileiros foram:

Tucano Sem Nome: A primeira operação envolvendo próteses impressas para animais aconteceu em 2015 em Santos, SP. Cientistas voluntários se envolveram na operação de um tucano-verde encontrado com o bico quebrado. O material usado foi um biocompatível e biodegradável feita com material à base de milho.

Tucano Pirata: Batizado com esse nome por veterinários da Universidade de Brasília, ele foi encontrado no Distrito Federal com parte do bico quebrado em dezembro de 2015. Com ajuda de designers de Campo Grande, MS e peritos forenses de Santos (SP) o Pirata também ganhou uma prótese impressa com um material à base de milho.

Tucano Tieta: Resgata de uma feira ilegal de animais silvestres, em 2016, o tucano fêmea teve ajuda de pesquisadores da UFRJ. Eles então criaram uma prótese em uma impressora 3D de resina.

Fim de jogo: Brasil 3 x Costa Rica 1

BRASIL X SÉRVIA

Terceiro e último duelo da fase de grupos o Brasil enfrenta a Sérvia que vive agora sua quarta Copa do Mundo, tendo nos enfrentado antes apenas uma vez em um amistoso em 2014. Mesmo com pouco histórico os sérvios são apaixonados por futebol e carregam com o orgulho um título da Champions League de 1991.

Quem são eles na copa da impressão?

Indo na contramão da tecnologia como grande parceira para todas as horas, uma empresa de impressão 3D sérvia resolveu aplicar no minimalismo no mercado dos celulares. A proposta criada por eles é de fugir de aparelhos com múltiplas funções, por acreditarem que os smartphones estão cansando a mente humana.

Com isso, o projeto deles é criar um telefone impresso em 3D com uma interface que apresenta apenas números e símbolos. Além disso, ele teria o tamanho de um cartão de crédito, usaria uma tela de tinta eletrônica (funcionando de maneira semelhante a um dispositivo Kindle) e não apresentaria nenhum aplicativo.

Porém, mesmo sendo desenvolvida em 2012 a ideia ainda não saiu do papel.

Fim do primeiro tempo: Sérvia 1 x Brasil 0

Todo dia um 7x1? Dessa vez sim

A fim de criar novos projetos usufruindo da tecnologia a nosso favor o Brasil acerta sete chutes a gol, com empresas que tem feito o máximo para revolucionar na área. Além de trazer a impressão 3D para preços acessíveis, elas são:

BEEPRINTED, criada em 2016 tem como ideal a impressão 3D com preços acessíveis.

Fab Lab - Rede de laboratórios de fabricação digital que realiza prototipagem e oferece cursos.

3eixos: Realiza projetos de impressão 3D e oferece workshops

Distrito 3D: Disponibiliza trabalho de modelagem 3D.

Artificer: Oferece serviço de prototipagem e impressão.

Inova House: Empresa que realiza projetos de impressão 3D voltada para a construção civil.

3Design.xyz: Impressão e modelagem 3D por demanda

Fim de jogo: Brasil 7 x Sérvia 1

Esse é o fim da fase de grupos da CopaBEE. Até o próximo artigo!

Brasiliense, jornalista, especialista em marketing digital e apaixonada por comunicação. Nas horas vagas gosta de escalar.

Artigos relacionados

loader-beeprinted-impressão-3D