loader-beeprinted-impressão-3D

Qual plástico escolher? PLA ou ABS?

Se você entrou aqui, provavelmente você é novo no mundo da impressão 3D e tem milhões de duvidas parar tirar. Não se preocupe, a Beeprinted está aqui para te ajudar.

Postado por thiago hirano 24 de Janeiro, 2017

thiago hirano

thiago hirano

Printer, Modelador

Brasília/DF

Descrição

“Many people die at twenty five and aren’t buried until they are seventy five.”

Hoje existe uma grande variedade de plásticos que podem ser utilizados em impressoras 3D. Existem filamentos que apresentam as mais diversas características. Podem ser flexíveis, duros, mudar de cor com calor etc. Porém, neste tutorial vamos focar nos mais comuns e que podem ser facilmente encontrados no Brasil. São eles o PLA e o ABS. Vale lembrar também que falaremos sobre os plásticos utilizados em impressoras FDM(Fluid Deposition Modeling), que são aquelas impressoras que “derretem” o filamento de plástico e depositam material sobre uma camada. Esse tipo de impressora é o mais comum(e mais barato também).

O que é PLA? (Ácido polilático)

PLA é um plástico biodegradável derivado do milho ou de outra fonte renovável de amido. Ele quase não tem cheiro, gera impressões de alta qualidade e pode ser usado para um grande variedade de funcões e é bem duro. Porém, saiba que o PLA não suporta temperaturas de trabalho elevadas(Ele começa a amolecer a partir dos 50°C) e que ele não é indicado para longa exposição ao ambiente aberto. Ou seja, não use PLA para imprimir uma peça que fica dentro do seu carro ou para construir um vaso de quintal.

Parâmetros de impressão:
Temperatura do bocal: 190-230°C
Temperatura da mesa: 0-60°C
Preparação da mesa: Spray de cabelo(o que mais utilizo), Fita azul, Cola bastão.

Obs: Essas temperaturas variam de fabricante para fabricante. Note que para imprimir PLA não é necessário mesa aquecida. Mas, com certeza, é melhor utilizar uma temperatura da mesa de 60°C para melhorar a adesão da primeira camada.

O que é ABS?(Acrilonitrila-butadieno-estireno)

Sabe de que material é feito o Lego? Então, os bloquinhos de Lego são feitos de ABS. Ele é bem versátil, durável, levemente flexível e pode ser utilizado em temperaturas maiores do que o PLA. Além disso, no Brasil, o ABS custa em torno de 40% menos do que o PLA. Então quer dizer que o ABS pode ser utilizado para quase tudo e ainda é mais barato do que o PLA? Então porque não usar sempre ABS? Então, agora vou falar dos problemas que você vai enfrentar usando ABS. O problema do ABS começa já na preparação da mesa: Ela deve ser aquecida(100°C) e, mesmo assim, isso não evita um dos principais problemas que você pode ter imprimindo em 3D, o descolamento da primeira camada. Calma! Neste post nós ensinamos você a driblar esse problema. Outro problema que o ABS apresenta é o chamado “warping”. Quando o ABS esfria, ele encolhe consideravelmente. Isso significa que, a medida que novas camadas são formadas, são criados esforços que tendem a “dobrar”as peças. Confira a imagem:

Existem algumas maneiras de se resolver esse problemas. Você pode reduzir esse problemas preparando a mesa da impressora de acordo com esse post: Tutorial Primeiros Passos e Calibragem da Mesa . Outra maneira de diminuir o "warping" é utilizando valores de preenchimento da peça e espessura da casca menores. Mas, se você deseja imprimir peças grandes com ABS você precisará de uma impressora com enclosure para controlar a circulação de ar e temperatura ao redor da sua peça.

OBS: Muitas impressoras utilizam peças impressas feitas de plástico em sua estrutura. Se for o seu caso, tome cuidado ao imprimir ABS porque as altas temperaturas podem amolecer essas peças de plástico e comprometer a estrutura da sua impressora.

Parâmetros de impressão:
Temperatura do bocal: 220 - 250 ºC
Temperatura da mesa: 100°C
Preparação da mesa: Spray de cabelo, "suco de ABS", Cola bastão.

Obs: Essas temperaturas variam de fabricante para fabricante. Note que para imprimir ABS é necessário mesa aquecida e ,para melhorar a adesão da primeira camada, eu aconselho utilizar o “Suco de ABS”, que nada mais é do que ABS dissolvido em Acetona. Como a venda de acetona pura no Brasil é controlada, uma alternativa é utilizar Solução preparadora da marca Tigre(Custa em torno de 27 reais o litro em lojas de construção).

Conclusão

Para tomar sua decisão, leve em consideração esses 3 fatores:

ABS PLA
Facilidade de impressão - X
Qualidade da peça X -
Custo do material X -
Ou seja...
se você não tem experiência com impressão 3D , eu aconselho utilizar o PLA. Ele vai evitar dor de cabeça e preocupação na hora de impressão. Agora se você já tem experiência e consegue evitar os problemas de imprimir em ABS, use-o. Com ele você consegue economizar um pouco e vai obter peças com propriedades mecânicas melhores, além de ter mais opções de acabamento das peças (confira este post).

Tabela comparativa

PLA ABS
Produção Derivado do Amido Petróleo
Propriedades Muito duro. Não flexível Resistente a maiores temperaturas.Levemente flexível
Temperatura de extrusão 190 - 230 ºC 220 - 250 ºC
Preparação da Mesa Temperatura: 0-60°C. Forro: Spray de cabelo ou Fita azul ou Cola bastão. Temperatura: Maior que 80°C. Forro: “Suco de ABS” ou Cola.
Prós Biodegradável. Fácil impressão. Sem cheiro Ótimas propriedades mecânicas. Muito resistente. Ótimo acabamento. Resistente a altas,temperaturas(85ºC)
Contras Não aconselhado utilização em ambiente aberto. Baixa resistência a altas temperaturas(Começa a se deformar a 50ºC).Não resistente a prolongada exposição à luz UV Difícil preparação da impressora. Dificuldade de impressão e odor emitido ao imprimir.